23/06/2021 às 18h35min - Atualizada em 23/06/2021 às 17h00min

Tipos de casamento Civil

Jéssica Wechwert
The Kreulisch
Maioria das pessoas já ouviu falar sobre os tipos de casamentos mais comuns, sendo em geral vistos como: Civil, religioso e união estável.
No casamento civil, temos tipos, muitas vezes desconhecidos. Essa diversidade por vezes cria dificuldade de entender os tipos, o que é necessário ter conhecimento para que seja possivel escolher aquele que mais combina com o casal.

Os tipos de casamento Civil são:

1 – Casamento Civil em cartório: É celebrado dentro das dependências do cartório de registro civil mais próximo a residência dos noivos.

2 – Casamento em Diligência: É celebrado fora do cartório (normalmente no mesmo espaço que ocorrerá a recepção do casamento) aqui é também uma exigência que seja feito de forma pública. O juiz de paz, indicado pelo cartório, celebra a cerimônia com as mesmas formalidades que faria o cartório.

3 – Casamento Religioso com efeito Civil: com pedido prévio de habilitação, é realizada a celebração do casamento pela autoridade religiosa (padre, pastor, celebrante). É feito então um Termo Religioso com Efeito Civil, onde é reconhecida “a firma” (reconhecimento das assinatura) do celebrante. Esse documento deve ser levado ao Cartório de Registro Civil onde foi dada entrada no casamento pelos noivos, depois disso é que é lavrada a Certidão de Casamento Civil, que possui todos os efeitos legais.

4 - Conversão de União Estável em Casamento: os noivos, que já tem a união estável lavrada, devem comparecer ao cartório de Registro Civil e levar os documentos pessoais, além de duas testemunhas, para que seja dada entrada no processo de habilitação. Após um prazo (que muda de cartório para cartório), os noivos poderão retirar a certidão de casamento civil.
 
Conseguiu entender os tipos de casamento? 
Agora é só levar todos os documentos necessários ao cartório mais próximo da sua residência e agendar a data do seu casamento civil.


 
Link
Jéssica Wechwert

Jéssica Wechwert

Coluna destinada a eventos

Relacionadas »
Comentários »
  • Ludmilla Soares escreveu:
    23/06/2021 às 20h37min

    Uma especialista no assunto para enriquecer ainda mais o conteúdo do site. Já tô acompanhando! Sucesso!

Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://regionalnewsmt.com/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp