Vamos falar um pouco sobre o mercado de casamento homoafetivo, um mercado tão pouco divulgado na área de eventos.
Este é um nicho de mercado ainda pouco explorado no Brasil, talvez por padrões culturais uma vez no exterior esse é um mercado que cresce cada vez mais, o casamento homoafetivo oferece inúmeras oportunidades, em face da ausência de profissionais especializados nesse setor.
Apesar dos fantasmas do preconceito, em decorrência da legislação brasileira ter permitido a união civil entre casais do mesmo sexo esse público vem conquistando um espaço cada vez mais importante no mercado.
Como todo casal possui suas particularidades, no caso do casamento homoafetivo o assessor deve estar atento para evitar constrangimentos, seja com fornecedores que vai apresentar ao casal ou a forma de tratamento.
A equipe de fornecedores desse evento devem estar despidos de qualquer tipo de preconceito, afinal, todo mundo quer ter seu grande dia com tranquilidade e sentir amor e carinho de todos que estão participando do evento, isso inclui os fornecedores que irão trabalhar. Então fiquem muito atentos nesse momento, ao contratar assessoria e demais fornecedores, a empatia deve rolar desde o primeiro momento e ficar claro a naturalidade que deve ser tratado o casal e convidados.
Compreender os anseios e necessidades deste público é tão importante quanto qualquer casal.
No Brasil são realizados 5.000 casamentos homoafetivos por ano, uma média de 19 casamentos por dia. O mercado de festas e eventos precisa se moldar para atender este segmento e saber prestar um serviço pensando exclusivamente nesse público.
Não esqueçam, amor é amor;
Todo mundo merece e deve ser respeitado;
Se você e sua equipe de trabalho não conseguem lidar com esse tipo de evento, fale diretamente ao assessor, não tem problema, mas é melhor não fazer e respeitar a si e ao próximo, do que fazer e deixar todo ambiente desconfortável;
É um dia especial, com pessoas e convidados especiais, nunca se esqueça disso, ele deve ser aproveitado ao máximo;
Nunca, em hipótese nenhuma, tente falar para o casal mudar sua opção sexual, isso não diz respeito a você e a ninguém além do casal.
No mais, boas escolhas geram bons resultados.
Que o dia de vocês seja lindo, assim como o amor.
Jéssica Wechwert e Adriana Gunther, assessora, palestrante e docente na área de eventos sociais e especializada em Casamento Homoafetivo.