08/07/2021 às 12h06min - Atualizada em 08/07/2021 às 11h00min

Buffet – formas de servir.

Jéssica Wechwert
Jéssica Wechwert - Jéssica Wechwert
Foto Le Buffet
À francesa:
Começamos pelo tipo de serviço mais refinado, aquele que deve ser usado em jantares de gala e em festas formais. Nele, cada convidado tem um lugar definido em uma das mesas do salão. Os garçons passam de mesa em mesa servindo os convidados com os pratos que já saem decorados da cozinha.
O mais habitual é o serviço com 5 pratos, o serviço à francesa é mais dispendioso que os demais, mas traz uma elegância e refinamento que valem a pena.
 
Buffet – formas de servir. À Inglesa:
Esse tipo de serviço também é elegante e formal, sendo bastante parecido ao serviço à francesa. Sabe qual a principal diferença? Ao invés de trazer pratos já montados da cozinha, os garçons utilizam bandejas para servir os convidados, montando os pratos na hora. O serviço à inglesa pode ser:
• direto - o garçom traz a bandeja na mão, servindo o convidado pela esquerda.
• indireto - o garçom utiliza um carrinho, chamado guéridon, para trazer as bandejas à mesa, apresentando as opções ao convidado e servindo-o pela esquerda.
 
Buffet – formas de servir. À Americana:
Este pode ser considerado como o serviço mais prático, além de ser o tipo ao que o brasileiro está mais habituado. São montadas mesas largas com as diferentes opções do buffet, para que os próprios convidados se sirvam livremente.
Outro ponto forte é a liberdade e a descontração do serviço, já que cada convidado se serve quando e quantas vezes quiser.
 
Buffet – formas de servir. Volante:
O serviço volante é composto por garçons que vão circulando pela festa para servir os convidados. O tipo mais habitual é o coquetel, que compreende diferentes opções de canapés, salgadinhos fritos e assados, e alguns tira-gostos quentes.
A tendência atual e que dá um toque ainda mais refinado ao serviço volante é o finger food, o serviço volante é mais informal e estimula uma maior interação entre os convidados.
Link
Jéssica Wechwert

Jéssica Wechwert

Coluna destinada a eventos

Relacionadas »
Comentários »
  • Moacir Barbieri escreveu:
    08/07/2021 às 15h35min

    Interessante para sabermos como nos comportar à mesa. Parabéns Jessica

Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://regionalnewsmt.com/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp