03/07/2021 às 07h46min - Atualizada em 03/07/2021 às 07h46min

Justiça suspende leilão para concessão da BR-163 e condiciona a estudo de impactos ambientais da obra

Levantamento deverá ser submetido para consulta de povos indígenas.

G1 MT
G1

Site de Notícias Regional News MT Publicidade 790x90

Concessão da BR-163 está suspensa — Foto: Divulgação


A Justiça Federal concedeu uma liminar para suspender o processo de concessão da BR-163, no trecho entre Sinop e Santarém, no Pará. O leilão estava marcado para ocorrer na próxima quinta-feira (8), na bolsa de valores de São Paulo.
A decisão é da juíza Maria Carolina Valente do Carmo, da Vara Federal Cível e Criminal de Altamira, no Pará.
A magistrada deu o prazo de 48 horas para que seja incluída no edital de concessão da rodovia a previsão de que a concessionária vencedora do leilão passaria a ter responsabilidade pela mitigação dos impactos negativos e a otimização dos impactos positivos decorrentes da pavimentação e exploração da rodovia.
A juíza estipulou uma multa de R$ 40 milhões para a União em caso de descumprimento.
A suspensão do leilão ocorre após uma ação civil pública a pedido do Ministério Público Federal, que alegou descumprimento de uma decisão anterior pelo Departamento Nacional de Infraestrutura (Dnit) e pela Fundação Nacional do Índio (Funai).
O leilão de concessão da BR-163 ficará suspenso até que seja apresentado um levantamento sobre os impactos ambientais da obra, que deverá ser submetido para consulta de povos indígenas.

Site de Notícias Regional News MT Publicidade 790x90


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://regionalnewsmt.com/.