06/01/2022 às 19h46min - Atualizada em 06/01/2022 às 19h46min

Ministério da Saúde anuncia inclusão de crianças no PNO

Crianças de 5 a 11 anos de idade poderão ser vacinadas sem prescrição médica.

Regional News MT - Rômalo Bessa
Ministério da Saúde
Reprodução
O Ministério da Saúde anunciou ontem (5) a inclusão de crianças com idade de 5 a 11 anos no Plano Nacional de Operacionalização da vacinação contra a Covid-19. O anúncio foi feito pela equipe ministerial após resultado da consulta pública em que colocava à disposição da população a obrigatoriedade ou não da prescrição médica para a vacinação de crianças.

Também foi estabelecido o prazo para o período de intervalo entre a aplicação da primeira e segunda dose. A bula da vacina estima um intervalo de três semanas, porém a orientação do Ministério da Saúde que deve ser seguida por Estados e Municípios é que o prazo seja de oito semanas.

"Os estudos demonstraram em uma população adulta que o intervalo maior do que 21 dias produz a concentração de anticorpos neutralizantes maiores então se traz um benefício e mostra que o risco de se desenvolver uma meocardite é menor quando você amplia esse intervalo de tempo", disse a Secretária Extraordinária de Enfrentamento à Covid-19.

O Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, falou que as crianças merecem uma atenção especial. "Merece uma ênfase especial até porque esse público precisa ser atendido com uma vacina específica, que foi desenvolvida pela Pfizer Biotech, uma vacina que tem uma dosagem diferente da dose aplicada em adultos. Já logrou aprovasão em agências respeitadas internacionalmente", argumentou Queiroga.

"Nós queremos sim que os pais, livremente, procurem as salas de vacinação para buscar a vacina para imunizar seus filhos se for esse o desejo deles nós estamos apoiando a decisão dos pais. O que todos nós queremos é pôr fim ao caráter pandêmico dessa doença, porque todos nós só temos um único inimigo que é o vírus", finalizou o Ministro.

Desde o início do processo de vacinação, mais de 80% dos brasileiros já foram imunizados contra a covid-19, com as duas doses. De acordo com informações do Ministério da Saúde, o Brasil conta hoje com uma população de mais de 20 milhões de crianças com idade entre 5 e a11 anos.

A expectativa para que as primeiras doses da vacina pediátrica cheguem ao país é para o próximo dia 13 de janeiro. Conforme os números apresentados, toda a população mencionada poderá receber a primeira dose da vacina ainda no primeiro trimestre do ano de 2022.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://regionalnewsmt.com/.