Um lugar amplo e apropriado para atender a população que busca por atendimento em saúde. É dessa forma que ficará a Central de Regulação da Secretaria Municipal de Saúde após a reforma. A ordem de serviço para o início da obra que tem 270 dias para execução foi assinada pelo prefeito Ari Lafin nesta sexta-feira (11).
“É uma obra necessária. Precisamos dar mais conforto tanto para os nossos servidores como para quem busca atendimento para si ou para seus familiares. Este é um investimento de meio milhão de reais de recursos próprios do Município”, ressalta o prefeito.
O secretário de Saúde, Luís Fábio Marchioro, pontua que o prédio será totalmente reformado, ampliado, inclusive com alteração do layout interno e revitalização da fachada. Depois de reformada, a Central passará a contar com recepção, sala de atendimento, salas de regulação I e II, sala do regulador, copa, banheiro feminino e banheiro masculino com acessibilidade, sala de assistência social, e sala para depósito e arquivo. Com isso, o local passará para quase 220 m² frente aos atuais 152,41 m².
“Gradativamente estamos trabalhando para reformar e ampliar os espaços públicos da área da saúde. Nossa população merece ser bem atendida e ser atendida em lugares confortáveis”, pontua o secretário. Para a obra, serão destinados R$ 493.992,63. A empresa licitada para conduzir a reforma, que deve ser concluída em 270 dias, é a SIM Engenharia, vencedora da Tomada de Preços 014/2021. O projeto foi elaborado pela equipe técnica da Secretaria da Cidade.
Para o presidente do Legislativo, Leandro Damiani, outra melhoria implantada ainda em 2019 pela Secretaria de Saúde é a alteração no horário de atendimento da Central de Regulação. “Antes a Central fechava às 11 horas; hoje fica aberta até às 13 horas possibilitando que a população busque atendimento no horário do almoço”, frisa.
Contudo, quem precisa de atendimento não ficou na mão! Desde setembro do ano passado a equipe do doutor Josmar de Oliveira Martins (médico regulador) e da Jéssica Toniazzo Lemos (coordenadora da Central de Regulação), estão em um endereço provisório, no prédio localizado na esquina entre a Rua das Videiras e a Rua dos Estados, que já serviu como sede para a Casa dos Conselhos. Tudo para garantir um ambiente mais adequado ao atendimento dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS); precisando é só ir até lá das 7 às 13 horas.