04/03/2022 às 17h17min - Atualizada em 05/03/2022 às 00h00min

Vacina única contra covid-19 e influenza tem resultados promissores

A vacina inclui a formulação da ButanVac, imunizante produzido pelo Butantan contra a covid-19, e da vacina contra a influenza, que abastece o Programa Nacional de Imunizações.

Agencia Brasil
https://agenciabrasil.ebc.com.br/saude/noticia/2022-03/vacina-unica-contra-covid-19-e-influenza-tem-resultados-promissores

Site de Notícias Regional News MT Publicidade 790x90

Site de Notícias Regional News MT Publicidade 750x90

 

O Instituto Butantan avaliou como promissores os primeiros resultados de estudo realizado com a vacina única contra a covid-19 e contra a gripe, já que os testes preliminares mostraram que o imunizante produz anticorpos contra o vírus da gripe e contra o SARS-CoV-2.

 

Segundo o instituto, os testes em humanos da vacina única podem começar em até um ano. Atualmente, o imunizante a está em fase de testes em modelos animais que, após imunização, produziram anticorpos reagentes às três cepas do vírus influenza (H1N1, H3N2 e B), além do novo coronavírus (covid-19).

 

A vacina inclui a formulação da ButanVac, imunizante produzido pelo Butantan contra a covid-19 que está sendo avaliado em ensaios clínicos e será produzido no Brasil, e da vacina contra a influenza, também produzida pelo instituto e que abastece o Programa Nacional de Imunizações (PNI).

 

Conforme explicou o diretor de Produção do Butantan, Ricardo Oliveira, em nota divulgada pelo instituto, os estudos ainda são iniciais e estão na chamada prova de conceito, quando se coletam resultados de análises feitas em amostras não humanas. No entanto, diante dos desdobramentos positivos, ele vê a possibilidade de começar os ensaios clínicos, ou seja, os testes em humanos, neste prazo de até um ano.

 

Com a ButanVac, por exemplo, os testes em humanos começaram um ano após a finalização da prova de conceito.

 

“O que facilita o processo é que estamos misturando produtos bem conhecidos pelo Butantan: a vacina da influenza, que temos conhecimento de muitos anos, e a ButanVac, que apesar de recente, usa a mesma plataforma da influenza”, explicou Oliveira. 

 

Segundo o diretor, os pesquisadores estão estudando a interação, fazendo os exames de estabilidade e ele avalia que os primeiros resultados são bons.




Fonte: https://agenciabrasil.ebc.com.br/saude/noticia/2022-03/vacina-unica-contra-covid-19-e-influenza-tem-resultados-promissores

Site de Notícias Regional News MT Publicidade 750x90

 

Site de Notícias Regional News MT Publicidade 790x90


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://regionalnewsmt.com/.