13/07/2021 às 08h14min - Atualizada em 13/07/2021 às 08h14min

Várzea Grande (MT): Justiça determina vacinação de presos e servidores penais antes da população de 30 a 59 anos

Imunização desse grupo deve ser realizada em, no máximo, cinco dias, conforme a decisão.

G1 MT
G1
Vacinação de presos deve ser prioridade em Várzea Grande (MT) — Foto: TV Globo / Reprodução
A Justiça determinou, nesta segunda-feira (12), a prioridade na vacinação de presos e de servidores do sistema prisional em Várzea Grande, região metropolitana de Cuiabá. A imunização desse grupo, conforme determinado pelo juiz Wladys Freire do Amaral, deve ser antes mesmo da população abaixo de 59 anos sem comorbidades.
 
O secretário de Saúde, Gonçalo Barros, disse que os presos do município já estão sendo vacinados e que os trabalhadores penais já foram imunizados há cerca de dois meses. A decisão, segundo ele, será cumprida.
Atualmente, o município está vacinando o público geral de 35 a 59 anos. No último sábado (10), foi aberto o cadastro para as pessoas 30 a 34 anos.
 
A população carcerária de Várzea Grande é de 243 custodiados, distribuídos no Complexo Penitenciário Ahmenon Lemos Dantas e no Centro de Ressocialização Municipal.
Na decisão, a pedido da Defensoria Pública, o juiz cita que a prefeitura deve seguir o Plano Nacional de Imunização (PNI). Dentre os 28 grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde, esse está em 17º.
 
“Diante da elevada vulnerabilidade social, estão mais suscetíveis à contaminação por doenças infectocontagiosas, sobretudo pelas más condições sanitárias das unidades prisionais e inviabilidade da prática adequada das medidas de biossegurança, como o uso de máscara facial, a higienização das mãos, com água e sabão ou álcool em gel e distanciamento social, fatores que potencializam a ocorrência de surtos dentro e fora das unidades”, explica Wladys.
 
O município tem 72 horas para apresentar um plano de ação e cronograma destinado à imunização prioritária dos presos e funcionários penais de Várzea Grande.
Ainda conforme a decisão, a prefeitura começar a imunização desse grupo em, no máximo, cinco dias.
 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://regionalnewsmt.com/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp