07/04/2022 às 19h07min - Atualizada em 07/04/2022 às 19h07min

Sorriso zera o número de pacientes internados com covid-19

Há cinco dias Sorriso não tem mais registros de internações por covid-19

Regional News MT

O último paciente a deixar o leito de uma unidade de terapia intensiva, Paulo Cézar Kenchtel, 61 anos, está em casa desde o último sábado (02). Paulo e a família passaram por 54 dias de muita angústia. “Ele ainda está debilitado, com dificuldades para falar, andar, se alimentar; mas está em casa e aos poucos irá se recuperar”, pontua a ex-esposa, Heike Kenchtel, que acompanha Paulo na recuperação. Paulo é um dos mais de 24,7 mil sorrisenses que enfrentaram a enfermidade.

Além dos familiares, quem comemora a alta de cada paciente é a equipe por trás das máscaras e jalecos da Secretaria de Saúde. O alívio também é comemorado pelo pessoal do administrativo que viveu o sufoco na busca por medicação, leitos, equipamentos e recursos humanos.

O gestor da pasta, Luís Fábio Marchioro, destaca que houve momentos com mais de 60 pessoas internadas (61 em 26 de junho de 2021) e que o trabalho foi intenso na busca de leitos. “A dificuldade era a mesma enfrentada por todos os municípios da região; então hoje, depois de períodos de extrema apreensão, poder dizer que zeramos o número de internados é recompensador”, frisa.

Luís Fábio destaca o esforço da população e da Administração Municipal para conter esses números. “Com certeza a instalação do Hospital Municipal de Campanha foi essencial nesse processo; também foi essencial a contribuição de cada cidadão nessa luta”, diz. 

Para o secretário, a queda no número de ativos também se deve ao aumento direto das imunizações; até o momento Sorriso aplicou 156.763 doses de imunizantes na população com cinco anos ou mais. E a vacinação não parou: diariamente são aplicadas doses pediátricas de 05 a 11 anos; 1ª, 2ª e dose de reforço para a população acima de 12 anos; além de ofertar a 4ª dose para pacientes imunossuprimidos e idosos com 80 anos ou mais.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://regionalnewsmt.com/.