12/12/2022 às 17h23min - Atualizada em 12/12/2022 às 17h23min

Miguel Vaz assume o Cidesa Alto Teles Pires para o biênio 2023/24

Unificação e fortalecimento marcaram a fala do prefeito Ari Lafin ao se despedir da presidência

Decom

Plataforma de Notícias Regional News MT Publicidade 790x90

Na manhã desta segunda-feira (12 de dezembro), foram aclamados, por unanimidade, os novos representantes do colegiado: o atual vice-presidente, Miguel Vaz (prefeito de Lucas do Rio Verde) assume a presidência do Cidesa no biênio 2022/2023; e, ao lado dele, assume a vice-presidência o prefeito de Nova Mutum, Leandro Félix.

Unificação e fortalecimento. As duas palavras marcaram a fala do prefeito Ari Lafin ao se despedir da presidência do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico e Ambiental (Cidesa) do Alto Teles Pires. “Foram dois anos de reativação do Cidesa, buscando nossa união em prol do desenvolvimento regional e, neste período, organizamos e profissionalizamos o consórcio, trabalhando pautas extremamente importantes para todos os 15 municípios, como a BR-163, o Zoneamento Socioeconômico e Ambiental e hoje, via consórcio, podemos avançar, inclusive, em temas como a implantação de um Serviço de Inspeção Municipal (SIM) consorciado”, destacou o prefeito, reforçando que “quando nos apresentamos em bloco, representando os 700 mil habitantes destes 15 municípios, o peso certamente é maior do que falarmos individualmente”.

Para o novo presidente, que passa a ser o capitão do time a partir de janeiro, “o desafio é grande, mas a causa é nobre”. “Nestes dois anos, reconstruímos o Cidesa e agora, da mesma forma, juntos, vamos seguir com este trabalho, conduzir os assuntos que já estão em pauta, assim como outros que serão trazidos pelos prefeitos”, afirmou Vaz, reiterando que o Consórcio é de vital importância para o andamento de pautas regionais, que podem ajudar e contribuir na redução de custos e potencialização de resultados para os municípios.

Entre os temas debatidos na manhã de hoje, a descentralização de licenças ambientais, a implantação de um Sistema de Inspeção Municipal (SIM) que permita a comercialização de produtos nos 15 municípios que integram o Consórcio; e a implantação de uma agência reguladora que possa atender aos municípios da região. Outras pautas que integraram o debate foram a BR-163, que agora passa a ser gerida pelo Governo do Estado de Mato Grosso, e o Zoneamento Socioeconômico e Ambiental.

Sobre o Cidesa

O Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico e Ambiental (Cidesa) do Alto Teles Pires tem como objetivo fortalecer os municípios que compõe a região Vale do Teles Pires, buscando discutir e resolver pautas comuns a toda região. Atualmente, 15 municípios compõem o Cidesa: Cláudia, Feliz Natal, Ipiranga do Norte, Itanhangá, Lucas do Rio Verde, Nova Mutum, Nova Ubiratã, Santa Carmem, Santa Rita do Trivelato, São José do Rio Claro, Sinop, Sorriso, Tapurah, União do Sul e Vera.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://regionalnewsmt.com/.