04/08/2021 às 08h03min - Atualizada em 04/08/2021 às 08h03min

Incêndio atinge aldeia indígena em Rondonópolis (MT)

Foi necessário pedir o apoio da aeronave do Corpo de Bombeiros de Cuiabá para ajudar no combate ao incêndio.

G1 MT
Incêndio atinge terra indígena em Rondonópolis

Um incêndio destruiu uma grande área de vegetação na região da aldeia indígena Tadarimana, em Rondonópolis, a 218 km de Cuiabá, nessa terça-feira (3).


A fumaça se espalhou pela cidade. De acordo com o Corpo de Bombeiros, o fogo começou por volta do meio-dia. Equipes de bombeiros foram atender a ocorrência. Em quatro viaturas, tentaram controlar as chamas.


Foi necessário pedir o apoio da aeronave do Corpo de Bombeiros de Cuiabá para ajudar no combate ao incêndio.


Até o momento, não se sabe a causa, nem o tamanho da área destruída.


Queimadas em MT

O primeiro semestre de 2021 registrou 6.822 focos de calor em Mato Grosso, conforme mostra o relatório do Corpo de Bombeiros. O número apresenta uma redução de 20% nos focos.


Ainda assim, Mato Grosso vem registrando a maior quantidade de focos na Amazônia brasileira. Ao todo, 66% foram registrados no estado.


Dados divulgados pelo Instituto Nacional de Pesquisa Espaciais (Inpe) apontam que o mês de junho registrou o maior número de focos de calor na Amazônia desde 2007 em comparação com o mesmo mês dos anos anteriores.


Seca severa

Segundo os climatologistas, os dados apontam para uma seca severa nos próximos meses. O calor, a baixa umidade do ar, e o vento forte criam condições que facilitam o avanço fogo. Por isso, é preciso investir em ações prevenção.


Período proibitivo

O governo já decretou a proibição de queimadas controladas, a partir do dia 1º de julho e anunciou que vai destinar R$ 43 milhões para a compra de equipamentos e treinamento de equipes para combater incêndios florestais.


O período proibitivo de incêndios florestais vai de 1° de julho até 30 de outubro. Neste período, fica proibido o uso do fogo para manejo e limpeza de áreas. Dependendo das condições climáticas, a proibição do uso de fogo pode ser prorrogado.



Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://regionalnewsmt.com/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp