Mato Grosso vai receber o primeiro lote com vacinas da Janssen com 22.850 doses para serem distribuídas aos municípios do estado. A previsão, segundo o Ministério da Saúde, é que a nova remessa chegue entre esta quarta-feira (23) e quinta-feira (24).
Ainda não há definição dos grupos a serem imunizados com a nova vacina.
Conforme definição do Ministério da Saúde, ainda nesta semana, o estado receberá outras 36.270 doses da Pfizer e 54.800 unidades da CoronaVac.
Como é a vacina da Janssen
Janssen é a vacina desenvolvida pela divisão farmacêutica do grupo Johnson&Johnson, que leva o mesmo nome. O imunizante apresentou eficácia de 66% para os casos moderados a graves, e de 85% para os casos graves. A eficácia mínima recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pela Anvisa é de 50%. A Janssen pode ser armazenada por pelo menos 3 meses, em temperaturas de 2°C a 8°C, equivalente a geladeiras normais. Em temperaturas de -20°C ela fica estável por 2 anos. O imunizante usa a tecnologia de vetor viral e funcionou contra a variante da África do Sul, a mais contagiosa. A companhia diz ter o objetivo de fornecer 1 bilhão de doses da vacina em todo o mundo em 2021.