Um incêndio que começou em uma propriedade particular na região da Estrada Parque Transpantaneira, em Poconé, a 104 km de Cuiabá, foi controlado pelo Corpo de Bombeiros Militar neste sábado (14).
O incêndio teve início em uma propriedade particular no último sábado (7), no km 47 da Transpantaneira. Um trator que estava sendo utilizado por um fazendeiro durante a produção de faixas de aceiros no campo pegou fogo e atingiu outras áreas fora da fazenda.
Esta é a primeira ocorrência de combate a incêndio de grande proporção na vegetação seca do Pantanal de Mato Grosso desde o início do período de estiagem.
A redução dos focos de calor é apontada em comparação com o mesmo período do ano passado, de acordo com dado oficial do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Em todo o estado, a redução foi de aproximadamente 30%, enquanto no Bioma Amazônia foi de 11%, e no Cerrado, de 24%.
O Posto de Comando é uma estrutura provisória, instalada na última terça-feira (10) no Hotel Pantanal, localizado na Estrada Parque Transpantaneira. No local, são coordenadas as ações de combate a este incêndio, que atingiu cerca de 2 mil hectares do Pantanal mato-grossense.
Bombeiros combatem incêndio na região da Transpantaneira em Poconé — Foto: Mayke Toscano/Secom-MT
A operação montada para atender a esta ocorrência emprega no combate ao fogo duas pás-carregadeiras apreendidas pela Sema de infratores ambientais, utilizadas para fazer os aceiros para conter o avanço do fogo. Duas aeronaves lançam água no local atingido, além de abafadores, mochilas costais, pinga fogo, sopradores, kit combate e motobomba flutuante.
Envolvidos no combate aos incêndios, moradores da região e empresas cederam equipamentos para reforço das atividades: dois caminhões pipas (Sesc e Águas Cuiabá); duas caminhonetes (Brigada Aliança da Terra e Sesc Pantanal); dois tratores com grade e mais duas pás carregadeiras (fornecidas por moradores locais).
Um ano após maior incêndio da história
Fogo já queimou mais de 2 mil hectares no Pantanal de MT — Foto: Ipam
Em 2020, o Pantanal foi atingido pela maior tragédia de sua história. Incêndios destruíram cerca de 4 milhões de hectares. 26% do bioma - uma área maior que a Bélgica - foi consumida pelo fogo. Cerca de 4,6 bilhões de animais foram afetados e ao menos 10 milhões morreram.
Em Mato Grosso, quase 2,2 milhões de hectares foram destruídos e, em Mato Grosso do Sul, 1,7 milhão de hectares, virou cinzas.
De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), a precipitação dos últimos meses na bacia do alto Paraguai ficou abaixo do esperado. O Pantanal não tem uma “cheia” há três anos.