18/08/2021 às 09h12min - Atualizada em 18/08/2021 às 09h12min

Cuiabá atinge 40,4°C e bate recorde de calor nesta terça-feira

Capital segue sem previsão de chuva até o fim de setembro.

G1 MT
Cuiabá registrou 40,4°C na tarde desta terça-feira (17) — Foto: Kessillen Lopes/G1
Cuiabá registrou 40,4°C na tarde desta terça-feira (17), segundo o Climatempo, com base nos números registrados pela estação automática do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Essa foi a temperatura mais alta registrada na capital neste ano.

O recorde anterior era do dia 9 de janeiro, quando os termômetros marcaram 39°C.

De acordo com o estudo feito pelo Cimatempo, novos recordes podem surgir ainda nesta semana, em Cuiabá, devido à massa de ar quente e seco que predomina sobre o Brasil.

"A previsão é que o calor e a secura continuem predominando a região. Até o fim de semana, Cuiabá poderá registrar novos recordes de maior temperatura máxima", disse o meteorologista Fábio Luengo.

Segundo Fábio, a previsão de chuva para a capital é somente para o fim de setembro, com a chegada da primavera.
O Climatempo informou ainda que Cuiabá registra uma umidade relativa do ar em estado de emergência, abaixo dos 12%. A Organização Mundial da Saúde (OMS) diz que o ideal é que a umidade fique entre 60% e 80%.
 

Riscos de incêndio

A falta de chuva prolongada deixa o ar e o solo secos. Segundo a instituição, essa falta de umidade faz com que a vegetação fique muito seca e mais propensa a pegar fogo.
Conforme o mapa de monitoramento da instituição, todos os municípios de Mato Grosso está com risco de incêndio em nível altíssimo.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://regionalnewsmt.com/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp