31/08/2021 às 08h57min - Atualizada em 31/08/2021 às 08h57min

Sinop: Prefeito se reúne com senadores, UFMT e lideranças políticas para tratar da criação da Universidade Federal do Nortão

O objetivo foi debater a criação da Universidade Federal do Nortão de Mato Grosso (UFNMT) por desmembramento de campus da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

Prefeitura Municipal de Sinop

Plataforma de Notícias Regional News MT Publicidade 790x90

Autor da Foto: Jaime Jr.

Estiveram reunidos na manhã de hoje (30), na Câmara Municipal de Sinop, lideranças políticas municipais, estaduais e federais, além de representantes da Universidade Federal de Mato Grosso e da sociedade civil, por meio da UNESIN. O objetivo foi debater a criação da Universidade Federal do Nortão de Mato Grosso (UFNMT) por desmembramento de campus da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).


A ação conjunta, é para fortalecer a luta pela descentralização administrativa da universidade, e que também possa receber mais investimentos e ter mais autonomia. A luta pela emancipação da UFMT, campus de Sinop, já conta com um Projeto de Lei (PL 4812/2020), apresentado pelo senador Carlos Fávaro (PSD), e novas tratativas devem ocorrer para desenvolvimento do projeto de criação. O MEC já está acompanhando o andamento, e prevê a necessidade de criação de aproximadamente 300 novos cargos administrativos e investimento superior a R$8 milhões de reais.


O Prefeito de Sinop, Roberto Dorner, abriu o evento e aproveitou para reforçar o pedido de atenção máxima a temática. “Fico feliz por mais uma vez os prefeitos e lideranças da região terem atendido nosso chamado. A emancipação da UFMT será uma grande conquista pra todos nós, porque a gente entende que além de ter os estudantes locais e de fora, vão trazer mais recursos e movimentação pra cidade. A administração local vai proporcionar mais clareza e também a possibilidade de brigar por cursos que atendam as necessidades locais. Pedimos que as lideranças e senadores façam esse trabalho conosco, para fazermos uma política firme, pra trazer a Universidade Federal independente pra região norte”, pontuou o prefeito.


O reitor da UFMT, Evandro Soares da Silva, explicou que “a universidade tem objetivo bastante claro, que é a contribuição social, para toda comunidade do norte. A universidade descentralizada busca soluções para que a sociedade ganhe, mas o processo de emancipação é longo, primeiro precisa da dotação orçamentaria, contratação de pessoas e ampliação de estrutura física, para que possa ser emancipada”. O pró-reitor da Universidade Federal de Mato Grosso campus de Sinop, Fábio José Lourenço, garantiu que “com a união dos senadores, temos a expectativa de conseguir apoio e estruturação necessária, para avançar nesse projeto, com autonomia maior para atender os anseios da população”.


O Senador Carlos Fávaro, ressaltou que investir nas universidades públicas e obrigação de todo parlamentar. “O presidente está na iminência de anunciar a criação de 6 universidades autônomas, e Sinop está ranqueada para receber essa tarefa. Chegou o momento das lideranças e do povo, de mostrar que estamos prontos pra receber essa universidade autônoma. Com essa força da comunidade local e política federal e estadual, tenho certeza que o norte de Mato Grosso será contemplado”.


O senador Wellington Fagundes, que também é relator do orçamento do MEC, afirmou que acredita ser possível a concretização da universidade, seguindo algumas etapas. “quero trazer o otimismo e dizer que essa oportunidade de ser relator no orçamento do MEC, pra mim será uma exigência a criação da universidade federal do nortão”.


Também participaram do evento, o Presidente da Câmara de Sinop, Elbio Volkweis; deputado federal Juarez Costa; deputado estadual Dilmar Dal Bosco; reitora da Universidade Federal de Rondonópolis, professora Analy dos Santos; e prefeitos da região norte. O campus da UFMT, de Sinop, nasceu em 1992 e, hoje, conta com os cursos de Agronomia, Engenharia Agrícola e Ambiental, Engenharia Florestal, Zootecnia, Matemática, Química, Física, Enfermagem, Farmácia, Medicina e Medicina Veterinária.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://regionalnewsmt.com/.