25/05/2023 às 16h49min - Atualizada em 25/05/2023 às 16h49min

Reunião debate PL que propõe ajustes na Lei sobre transporte de passageiros por aplicativo

O PL propõe também que veículos com até 10 anos de uso possam ser utilizados no serviço

Fabiola Ost
Regional News MT

Site de Notícias Regional News MT Publicidade 790x90

Apresentar as alterações propostas à legislação municipal que regulamenta o serviço de transporte de passageiros por aplicativo em Sorriso. Este foi o objetivo da reunião realizada na noite de ontem (25), no Plenário da Câmara Municipal de Sorriso.

De autoria do presidente da Casa de Leis, Iago Mella (Podemos), o Projeto de Lei prevê criar e alterar dispositivos da Lei Municipal nº 2.932/2019, visando aprimorar a prestação do serviço e garantir melhorias à categoria.  

Uma das propostas diz respeito ao deslocamento de competência para fiscalizar e aplicar penalidades referentes ao transporte por aplicativo. A atribuição que hoje é do Núcleo Integrado de Fiscalização (NIF), passa a ser da Secretaria Municipal de Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil, por meio da Guarda Municipal de Trânsito (GMT).  

Outra medida a ser implementada para favorecer a categoria é a coibição da ação de motoristas clandestinos. Para isso, a proposta legislativa prevê penalidades às plataformas que autorizarem o ingresso ou permanência de veículo não vistoriado pelo órgão competente e que estejam atuando de forma ativa no serviço.  

Para garantir que o transporte de passageiros seja feito de maneira regularizada, a proposta visa ainda garantir o acesso instantâneo da Guarda Municipal às plataformas tecnológicas, que deverão criar e disponibilizar um perfil de acesso que permita um acompanhamento da atuação dos motoristas cadastrados, contendo informações relativas ao veículo e ao condutor.

O PL propõe também que veículos com até 10 anos de uso possam ser utilizados no serviço. A legislação atual prevê até oito anos.

“Traçamos algumas diretrizes para alteração na legislação buscando atender aos anseios da categoria e, consequentemente, melhorar a prestação do serviço à população”, diz Iago.

Em breve o Projeto de Lei será deliberado em Plenário e, se aprovado, seguirá para sanção executiva.

Site de Notícias Regional News MT Publicidade 790x90


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://regionalnewsmt.com/.